Veja mais

Nós Somos Handeka.

A HANDEKA é uma organização criada em Abril de 2017, por um grupo de cidadãos angolanos com um passado ligado ao activismo social e a defesa dos direitos das pessoas e tem como objectivo propor soluções para dirimir os principais constrangimentos ao pleno exercício da cidadania. De recordar que em língua nganguela, HANDEKA significa "Oh tu que não tens voz, fala".

No âmbito das suas actividades, a Handeka montou uma equipa de monitoria eleitoral em 2017 designada por Jiku (versão curta de Jikulumesso), que se dedicou a frear o ímpeto de adulteração da legalidade do processo eleitoral, condensando denúncias de irregularidades em tempo real e promovendo uma contagem paralela dos resultados; a HANDEKA levou à cabo a Conferência Nacional sobre o Ensino Primário, que teve como lema "ensino primário universal, condição para o desenvolvimento", realizado nos dias 28 e 29 de Março de 2018, com o apoio do UNICEF. Em 2020, com o apoio do Mosaiko, a HANDEKA fez um trabalho de campo em 3 províncias, documentando números e histórias de cidadãos sem registo de nascimento e, portanto, sem um documento de identificação, que culminou com a realização de um documentário denominado "Sem Registo, Não Existo".

Desde 2021, a Handeka tem sido o rosto institucional do Movimento Cívico Mudei, promovendo, no seio deste, projectos que incluiram o Jiku 2022 e, agora em curso, um projecto de defesa do Estado de Direito, financiado pela Pão para o Mundo e pela Misereor, e outro que visa promover o alargamento da rede de cidadãos activos por essa imensa Angola, infelizmente muito luandizada.

Nossa Missão.

A associação propõe-se contribuir para a formação de opinião, educação patriótica e cívica, bem como estimular a participação dos cidadãos na vida pública. Deste modo, seleccionou no seu programa alguns inibidores do exercício da cidadania:

A Educação Primária Universal e de Qualidade

  • O Registo Civil,
  • A Fome na Infância,
  • A Revisão da Constituição,
  • A Corrupção,
  • A Despartidarização do Estado.

Nossa Visão.

Um país onde a liberdade não seja uma palavra vã, proferida levianamente pelos mesmos que activamente promovem a sua decadência, onde a miséria seja intolerável e se responsabilizem os prevaricadores da coisa pública, onde a educação se torne uma prioridade e a cidadania uma consequência.

Nossa Equipa.

Somos uma equipa modesta e muito eclética, contando entre os nossos membros jovens oriundos dos movimentos cívicos de intervenção social, advogados, contabilistas, uma ex-viceministra e um deputado.

Liga-nos a convicção que o País está a deriva e carece de acções concretas, muito baseadas na denúncia, na exposição, na promoção da cidadania, mas também (e sobretudo) no desafio político.